20/fev/2024 - Arquitetura, Bidese, Design

Condomínio residencial: a influência da arquitetura japonesa com toques de brasilidade transformam as áreas comuns do Edifício Zen em espaços aconchegantes

Escrito por: Bidese

Condomínio residencial: a influência da arquitetura japonesa com toques de brasilidade transformam as áreas comuns do Edifício Zen em espaços aconchegantes

Uma extensão da casa. Ambientes aconchegantes, repletos de design e arte. Essa foi a premissa do arquiteto Giuliano Marchiorato para o projeto de interiores do Edifício Zen, localizado há poucos metros do Parque Barigui, em Curitiba.

O condomínio residencial de luxo com apenas 11 unidades encontra-se em fase inicial de obra, mas já possui definições robustas nas áreas comuns do empreendimento. “No Zen, buscamos transformar esses espaços que, tradicionalmente, são de passagem em ambientes que são extensões da casa dos 11 futuros moradores”, afirma Marchiorato.

Para a construção desse projeto, o arquiteto se inspirou no conceito japonês Wabi-Sabi. “Essa filosofia é centrada na imperfeição dos objetos. Para o Zen, utilizamos materiais naturais como madeira natural e mármore travertino”, diz.

Giuliano Marchiorato utilizou inspirações internacionais juntamente com toda a criatividade e aconchego das referências brasileiras para levar ao  Zen ambientes com identidade, aconchego e elegância. “O Zen apresenta o melhor da arquitetura brasileira: essa miscigenação de culturas, as formas curvas e ousadas, a elegância e imponência de um empreendimento único”, conta.

As áreas comuns do Zen também carregam um importante status: o de galeria de arte. O imóvel na planta já conta com uma curadoria detalhada de designers nacionais que assinam itens de mobiliário solto das áreas comuns do empreendimento. “Esse, sem dúvida, é uma grande inovação nesse projeto. 100% do mobiliário solto desse empreendimento é assinado e entregue pela construtora. Em meio a tantos talentos, selecionamos nomes que levarão uma experiência de conforto e sofisticação, representando toda a complexidade desse projeto”, fala Giuliano.

Além disso, o empreendimento apresenta uma arquitetura sustentável e confortável. Os revestimentos utilizados possuem um estudo de eficiência que levará conforto térmico e acústico para os moradores tanto nas unidades como nas áreas comuns. “Buscamos um compromisso com o design e com a sustentabilidade nesse projeto. Estamos a poucos metros do parque e, gostaríamos que os moradores estivessem rodeados de bem-estar e natureza nesse condomínio residencial, afirma Thiago Bidese, CEO da Bidese Construtora.

A sustentabilidade no Zen se manifesta desde as primeiras fases de obra até o pleno funcionamento do condomínio residencial. Com isso, o Zen contará com uma dupla certificação em sustentabilidade, os selos GBC Condomínio e GBC Life. “Aqui na Bidese acreditamos em realizar construções que gerem impacto. Nesse caso, o nosso processo de certificação é somente uma consequência do trabalho árduo que fizemos perseguindo uma arquitetura sustentável e, posteriormente, um empreendimento com esses requisitos”, diz Thiago.

Com entrega prevista para o segundo semestre de 2026, o condomínio residencial Edifício Zen já é um símbolo para a arquitetura curitibana com seus traços curvos, mobiliário solto totalmente assinado nas áreas comuns e exclusividade.

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim