02/mai/2022 - Arquitetura, Bidese, Obras

Construções sustentáveis: é possível gerar menos impacto na natureza mantendo a qualidade dos processos e materiais?

Escrito por: Bidese

Construções sustentáveis: é possível gerar menos impacto na natureza mantendo a qualidade dos processos e materiais?

A construção civil vem se modificando e aprimorando com o tempo. Novas tecnologias são utilizadas, processos são melhorados e a segurança dos trabalhadores e visitantes dentro do canteiro de obras é cada vez mais rigorosa. Mas e a sustentabilidade? Como fazer com que um ambiente que, naturalmente, gera muito resíduo seja ecologicamente correto?

Atualmente existem consultorias que propõe processos mais sustentáveis para que um novo empreendimento gere menos impacto ambiental desde as etapas iniciais da construção. Segundo Iago de Oliveira, Sócio e consultor de meio ambiente da Bloco Base, isso é possível graças ao estudo de materiais e treinamentos da equipe envolvida. “Esses estudos permitem que tenhamos menos impacto tanto nos resíduos emitidos no ar, como no lençol freático. Além do impacto ambiental muito reduzido, a saúde dos moradores envolvidos também é assegurada”, diz.

Para Danielle Moraes, Analista de Incorporação da Bidese Construtora, a construção sustentável irá gerar um impacto positivo até mesmo depois da entrega do prédio. “Os moradores desse novo condomínio também terão benefícios econômicos, como por exemplo, a reaproveitamento da água da chuva”, afirma.

Atualmente, a Bidese Construtora  busca o selo GBC Condomínio, que visa promover a transformação do setor da construção por meio de estratégias desenvolvidas para alcançar objetivos como saúde, bem-estar, redução do impacto ambiental, promoção da biodiversidade entre outros.

Essa certificação promove economias significativas durante a construção de um empreendimento, como a redução de até 40% na utilização de água, 30% de economia de energia e 65% menos resíduos impactando o meio ambiente.

Danielle ressalta que o selo promove o bem-estar dos trabalhadores no dia a dia da obra. “Nós, da Bidese Construtora estamos buscando gerar construções sustentáveis para que o nosso legado para as pessoas e a cidade seja atrelado a biodiversidade”, afirma.

Para os dois próximos lançamentos, o Edifício Zen e o Edifício Lemme, a Bidese Construtora já conta com a consultoria em sustentabilidade da Bloco Base para a conquista do GBC Condomínio.  

 

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim