02/out/2023 - Arquitetura, Design

Wabi-sabi na Arquitetura Contemporânea

Escrito por: Bidese

Wabi-sabi na Arquitetura Contemporânea

A filosofia wabi-sabi está sendo cada vez mais valorizada na Arquitetura Contemporânea e não é por acaso. Os elementos de formas orgânicas e assimétricas conferem uma notável beleza aos projetos arquitetônicos, redirecionando a atenção para a extraordinária beleza que reside na imperfeição natural.

O Zen, o mais recente empreendimento da Bidese, incorpora em sua essência o wabi-sabi, atingindo seu ápice nos espaços comuns projetados pelo renomado escritório de arquitetura Giuliano Marchiorato Studio, responsável por todo o design de interiores do Edifício Zen. O resultado é uma obra de arte impressionante que irradia tranquilidade e acolhimento aos residentes. Mas afinal, o que exatamente é wabi-sabi e de que maneira essa filosofia transforma os ambientes?

O que é Wabi-Sabi?

A beleza da imperfeição é a principal premissa da filosofia zen-budista wabi-sabi. Essa abordagem se baseia na aceitação genuína de nossa essência, nas marcas do tempo e da incompletude. É possível observar o wabi-sabi, por exemplo, na notável presença de imperfeições e curvas únicas que definem os renomados bonsais.

A palavra "wabi-sabi" deriva da combinação de duas palavras japonesas: "wabi", que significa simplicidade e rusticidade, e “sabi”, que está relacionada à beleza que se manifesta com a passagem do tempo. Esta filosofia nos encoraja a apreciar a beleza na singularidade em vez de nos limitarmos a padrões preestabelecidos. Na arte, o wabi-sabi está muito relacionado à cerâmica, onde as peças podem ter irregularidades e rachaduras sem perder a sua beleza e funcionalidade.


Elementos-chave do wabi-sabi na arquitetura

Na Arquitetura, o wabi-sabi se manifesta ao realçar as marcas do tempo, abraçando elementos como elementos naturais, integração com a natureza, iluminação suave e cores naturais. Conheça alguns dos elementos essenciais para incorporar essa filosofia nos espaços.


Materiais naturais e integração com a natureza

A filosofia wabi-sabi celebra a natureza em sua forma mais autêntica, e nada é mais adequado do que incorporar materiais naturais, como madeira, pedra, barro, bambu, argila e linho na composição dos ambientes. Embora possa parecer peculiar, a rusticidade presente em peças feitas a partir desses elementos naturais confere uma beleza singular a qualquer espaço.

No projeto do Salão de Festas do Edifício Zen, a bancada esculpida em Corian, unida aos elementos puros como a Banqueta Pedrita do designer Marcelo Caruso, proporciona uma sensação de leveza e aconchego ao ambiente social.

Projeto: Salão de Festas Zen - Bidese Construtora. Render: Blackhaus


Minimalismo e tonalidades neutras

A essência da beleza do wabi-sabi tem como propósito proporcionar conforto e aconchego através apenas do essencial. O lema desse estilo é o famoso "menos é mais", destacando também o uso de cores neutras e texturas que evocam a natureza. O wabi-sabi trata-se de viver com o essencial, seja na vida ou na arquitetura.

Ainda no Salão de Festas do Zen, as tramas do muxarabi em madeira Tauari, espécie de treliça de madeira com origem na arquitetura árabe, revelam a beleza da rusticidade por meio de poucos elementos e tonalidades neutras.

Projeto: Salão de Festas Zen - Bidese Construtora. Render: Blackhaus


Wabi-Sabi aplicado na Arquitetura

Arquitetos ao redor do mundo têm abraçado a filosofia do wabi-sabi em seus projetos, procurando integrar a organicidade da natureza em suas criações. Aqui estão alguns exemplos inspiradores para você conferir!

Villa Saitan / EASTERN Design Office

Museu Ponte de Madeira Yusuhara / Kengo Kuma & Associates

Museu de Arte Teshima / Ryue Nishizawa

Casa NA / Sou Fujimoto Architects

1111 Lincoln Road / Herzog & de Meuron

Museu de Arte Moderna, Gunma / Arata Isozaki

Wabi-Sabi de Giuliano Marchiorato e o Edifício Zen

Como mencionado anteriormente, toda a concepção da arquitetura de interiores do Zen foi meticulosamente elaborada pelo renomado escritório de arquitetura Giuliano Marchiorato Studio, que conseguiu incorporar a elegância e a sofisticação do wabi-sabi em um edifício de alto padrão localizado ao lado de um dos parques mais icônicos de Curitiba, o Parque Barigui.

Os espaços compartilhados do Zen irradiam uma sensação de conforto e serenidade incomparáveis: as paletas de cores neutras, a harmonia com a natureza e a presença de elementos de formas orgânicas conferem a cada ambiente uma singularidade excepcional.

A seleção criteriosa de móveis assinados por renomados artistas nacionais é uma extensão da filosofia wabi-sabi. Um exemplo notável é a Mesa de Centro Água, criada pelo designer mineiro Domingos Tótora, que redefine a funcionalidade das pedras ao incorporá-las como elementos essenciais do nosso dia a dia.

Projeto: Hall de Entrada Zen - Bidese Construtora. Render: Blackhaus


Projeto: Espaço Kids - Bidese Construtora. Render: Blackhaus


Projeto: Spa | Piscina Interna - Bidese Construtora. Render: Blackhaus

A filosofia do wabi-sabi transcende os limites dos interiores do Zen: a fachada, criada pelo Escritório Metropolitano de Arquitetura (EMA), é uma conversa contínua entre o externo e o interno. Com suas linhas orgânicas e formas puras, o edifício incorpora elementos naturais que inspiram uma sensação de harmonia, convidando todos a experimentar a serenidade de estar em perfeito equilíbrio entre o urbano e o natural.

Projeto: Fachada - Bidese Construtora. Render: Blackhaus

Gostou? Encante-se pela beleza singular do Zen e conheça de perto um edifício inspirado pela filosofia japonesa wabi-sabi.

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim