31/out/2023 - Design

Zen: Transformando Mobiliário em Arte

Escrito por: Bidese

Zen: Transformando Mobiliário em Arte

Já imaginou ter um mini museu à sua disposição? Essa é a proposta da Bidese Construtora ao conceber o Edifício Zen, onde cada espaço comum do empreendimento apresenta uma curadoria única de mobiliário assinado por artistas renomados, tanto nacionais quanto internacionais.

O projeto de interiores, desenvolvido pelo Giuliano Marchiorato Studio, busca transformar o mobiliário em obras de arte, criando um senso de pertencimento ao incluir designers nacionais e regionais.

Descubra os artistas que emprestaram seu talento aos ambientes do Zen:

Jader Almeida

Um dos designers brasileiros de maior renome internacional, recebeu o título de Designer do Ano no prestigioso Prêmio Casa Vogue Design e já venceu mais de 30 premiações tanto no cenário nacional quanto no internacional.

No Edifício Zen, sua notável contribuição se materializa no mobiliário, com destaque para o Sofá MET, que ocupa o hall de entrada com suas proporções generosas, e as poltronas Toni, que realçam o Salão de Festas devido ao refinado uso das cordas em tramado aberto.



,Ovo

Os artistas Luciana Martins e Gerson de Oliveira, que deram início à Vírgula Ovo há 30 anos, têm construído mobiliário sem medo de experimentar novos caminhos. Embora impressionem à primeira vista, as peças da Vírgula Ovo permitem diversas composições, configurações e arranjos, sem comprometer a excelência do design e da arte que permeiam seu processo de criação e consolidação.

O Sofá Campo, criação desses talentosos artistas, encontra-se no Salão de Festas, oferecendo um espaço confortável para receber convidados. Além disso, suas estruturas modulares também estão presentes em espaços como o Instituto Itaú Cultural, Faculdade Belas Artes e Pinacoteca do Estado de São Paulo.


Marcelo Caruso

O designer paulista estabeleceu seu atelier em Curitiba, dedicando-se à criação de mobiliário com o intuito de alcançar uma estética visual caracterizada pela harmonia geométrica. A madeira ocupa uma posição central em suas criações, servindo como fonte de inspiração e fundamento para todos os seus projetos.

Um exemplo notável de sua habilidade artística é a Banqueta Pedrita, que ocupa um lugar de destaque no Salão de Festas do Edifício Zen, manifestando a excelência presente em todas as obras do designer.


P. Anastassiadis

O escritório Anastassiadis, fundado em 1993 e liderado pela arquiteta Patrícia Anastassiadis, é reconhecido por criar projetos atemporais que combinam estética, técnica e funcionalidade. Com sede em São Paulo e projetos em vários países, eles se destacam por proporcionar experiências memoráveis, resgatar memórias afetivas e cuidar minuciosamente dos detalhes em arquitetura, interiores e design de produtos. Sua abordagem única visa oferecer experiências excepcionais em todas as escalas.

A poltrona giratória NYX, presente no hall de entrada, desperta a sensação de conforto com sua textura acolhedora, promovendo também a interação e o convívio entre os moradores.


Domingos Tótora

A busca pela união entre a beleza e funcionalidade define a abordagem do designer mineiro Domingos Tótora. Sua fonte de inspiração primordial é a natureza, onde ele encontra raízes profundas e conexões afetivas. Através da reciclagem de papelão, ele transforma objetos cotidianos em verdadeiras obras de arte.

A Mesa Água é um grande exemplo do trabalho do artista, que incorpora a leveza a partir de materiais aparentemente pesados. Em reconhecimento ao seu design sustentável, a peça conquistou o primeiro lugar na categoria Design Sustentável no Top XXI e foi premiada no Brazil Design Awards na categoria de mobiliário em 2009.

Gustavo Bittencourt, Estúdio Bola, Jacqueline Terpins, Wentz e Zanini de Zanine são outros grandes artistas escolhidos pela curadoria do arquiteto Giuliano Marchiorato e que terão suas obras presentes nos ambientes comuns do Zen.

Mobiliários como extensão do edifício

A beleza do Edifício Zen reside nos detalhes mais sutis. Cada peça escolhida para compor seus interiores é uma manifestação da essência do empreendimento, onde cada móvel irradia serenidade e se integra à natureza, criando uma atmosfera verdadeiramente única. Afinal, as áreas comuns foram minuciosamente projetadas para proporcionar um espaço de convívio genuíno entre os moradores, onde cada indivíduo possa se sentir envolto pelo aconchego que permeia todos os aspectos do design de interiores.

Encante-se pelo mais novo empreendimento em frente ao Parque Barigui e experimente a suavidade da vida urbana.

Bidese

A essência de quem respira design e arquitetura.

BIDESE CONSTRUTORA, INCORPORADORA E DESENVOLVIMENTOS IMOBILIARIOS LTDA © 2021. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por: Agência110 & Capim